
Modificadores
Atributo | Modificador |
---|---|
FOR | 1 |
DES | 1 |
INT | 1 |
ESP | 2 |
CON | 1 |
SAB | 1 |
CAR | 1 |
Pontos Fortes:
✅ Adaptabilidade: Os humanos são extremamente versáteis, aprendendo rápido e se ajustando a diferentes ambientes e desafios. Em D&D, isso geralmente se reflete em bônus de atributos flexíveis e habilidades extras.
✅ Ambição e Inovação: São movidos por um forte desejo de crescimento e expansão, sendo líderes em exploração, comércio e guerras.
✅ Diversidade Cultural: Humanos podem ser encontrados em qualquer região, com sociedades, crenças e tradições variadas. Isso permite maior liberdade na criação de personagens.
Pontos Fracos:
❌ Vida Curta: Comparados aos elfos e anões, os humanos vivem pouco (em torno de 70-90 anos), o que os impede de acumular conhecimento e experiência ao longo de séculos.
❌ Falta de Especialização: Enquanto outras raças têm características naturais que os tornam excepcionais em certas áreas (como magia para elfos ou resistência para anões), os humanos não possuem nenhuma vantagem biológica extrema.
❌ Instabilidade: Seu espírito inovador pode ser uma fraqueza, pois leva a conflitos internos, mudanças políticas frequentes e sociedades instáveis.

Modificadores
Atributo | Modificador |
---|---|
FOR | 3 |
DES | 1 |
INT | 0 |
ESP | 0 |
CON | 3 |
SAB | 1 |
CAR | 0 |
Pontos Fortes:
✅ Resistência Física: Os anões são robustos, resistentes a venenos e possuem grande constituição, o que os torna difíceis de derrubar.
✅ Mestres da Forja: Conhecidos por sua perícia em metalurgia, os anões criam algumas das melhores armas e armaduras do mundo.
✅ Lealdade e Honra: Mantêm laços fortes com seus clãs e possuem uma ética rígida, valorizando a tradição e a palavra dada.
Pontos Fracos:
❌ Lentidão e Baixa Mobilidade: São mais baixos e pesados, o que os torna menos ágeis do que humanos e elfos.
❌ Mentalidade Fechada: Sua resistência a mudanças pode ser uma fraqueza, pois tendem a desprezar culturas diferentes e têm dificuldade em se adaptar a novas realidades.
❌ Teimosia: Uma vez que um anão toma uma decisão, é difícil fazê-lo mudar de ideia, o que pode levar a conflitos desnecessários.

Modificadores
Atributo | Modificador |
---|---|
FOR | 0 |
DES | 3 |
INT | 3 |
ESP | 0 |
CON | 0 |
SAB | 1 |
CAR | 1 |
Pontos Fortes:
✅ Longevidade e Sabedoria: Elfos vivem por séculos (às vezes mais de 700 anos), acumulando conhecimento e experiência que os tornam estrategistas e magos excepcionais.
✅ Graça e Agilidade: São naturalmente ágeis e rápidos, excelentes em combate à distância e furtividade.
✅ Ligação com a Magia e a Natureza: Muitos elfos possuem uma conexão mágica inata, além de serem exímios arqueiros e druidas.
Pontos Fracos:
❌ Arrogância: Elfos frequentemente veem outras raças como inferiores, o que pode dificultar alianças e gerar inimizades.
❌ Desconexão com o Presente: Por viverem muito tempo, elfos podem ser distantes e pouco envolvidos com eventos passageiros, tornando-se indiferentes a problemas "de curto prazo".
❌ Físico Frágil: Embora sejam ágeis, elfos tendem a ser menos resistentes fisicamente do que humanos e anões.