
Esse sistema equilibra dano físico e dano de energia (mágica ou etérea), com rolagens distintas para ataque e defesa, além de um sistema de alcance personalizado para diferentes tipos de armas e classes. Todas as classes podem performar (realizar) qualquer tipo de dano e qualquer tipo de defesa, sendo que o diferencial será a distribuição pessoal de atributos, equipamentos e habilidades.
Definições
Dano - não é o mesmo que ataque, mas sim o resultado dele. É a quantidade de pontos que você de fato "tira" do inimigo. Depois de todos os cálculos de equipamentos, atributos e a soma dos dados, é então obtido o seu dano.
Ataque - é a capacidade básica de fazer dano, seus atributos, e atributos de equipamentos, podem influenciar.
Defesa - é a capacidade básica de proteger-se do dano (mitigar dano), seus atributos, e atributos de equipamentos, podem influenciar.

Conceito Geral de Dano
Dano Causado = (Ataque) - (Defesa do Alvo)
Dano Físico - dano proveniente de ataques físicos com objetos como espadas, socos, causados mecanicamente.
Cálculo: Ataque Físico = FOR + (Modificadores de Arma/Item) + (Bônus de Habilidade) + D20
Dano mágico - dano proveniente de energia e manipulação de energia a um nível subatômico, do ambiente ao redor. Os constructos são de energia, mas diferente da energia etérea, são baseados em energia elemental a depender do caminho de estudo que o sábio seguiu. Podem manipular este elemento apenas, através de fusão e ficção atômica.
Cálculo: Ataque Mágico = INT + (Modificadores de Arma/Item) + (Bônus de Habilidade) + D20
Dano etéreo - dano proveniente de energia própria, alguns dizem ser espiritual, também a nível atômico e pode ser modelada, como objetos de energia. Dano etéreo, age como dano físico, apesar de manipulação de energia, estaria mais para energia cinética. Pense no lanterna verde, quando cria uma metralhadora etérea, as balas funcionam como balas de metal, vão atingir o alvo com dano físico.
Cálculo: Ataque Etéreo = CAR + (Modificadores de Arma/Item) + (Bônus de Habilidade) + D20

Conceito Geral de Defesa
Defesa = Capacidade de evitar dano, físico ou mágico
Defesa Física = calculada com base na sua armadura e constituição física.
Cálculo: Defesa Física = CON + (Modificadores de Arma/Item) + (Bônus de Habilidade) + D9
Defesa mágica = calculada com base na capacidade interna de gerar energia, ou seja, criar um escudo etéreo para se proteger de energia. Algumas habilidades arcanas fornecem uma adição a defesa mágica, mas sua eficiência dependem do elemento e funcionarão como um "equipamento".
Cálculo: Defesa Mágica = CAR + (Modificadores de Arma/Item) + (Bônus de Habilidade) + D9

Cálculo de Alcance
Alcance Físico (Armas Corpo a Corpo):
- 1 metro → Armas Curtas (facas, adagas, espadas curtas, martelos e maças).
- 2 metros → Armas Longas (espadas longas, lanças, machados longos).
Alcance Arco e Bestas (Baseado na Destreza):
- 3 metros base (todo arco e besta tem no mínimo 3 de alcance) +1 metro a cada 5 pontos de Destreza.
- Sem limite de alcance.
Alcance Etéreo:
- 3 metros base, com +1 metro para cada 10 pontos de carisma(CAR).
Alcance Mágico:
- 3 metros base, com +1 metro para cada 10 pontos de inteligência(INT).