Sistema de Iniciativa – Definição da Ordem de Ação

O sistema de iniciativa define quem age primeiro em uma batalha e estabelece a sequência de turnos. Esse sistema é baseado em um teste de iniciativa, que combina um rolamento de D20 + modificador de Destreza.

1. Como Determinar a Iniciativa?
1️⃣ Cada jogador rola 1 D20 e soma seu modificador de Destreza.
2️⃣ O Mestre rola 1 D20 para cada inimigo que participa desde o início da batalha, somando a Destreza de cada um.
3️⃣ A ordem dos turnos é organizada do maior resultado para o menor.

2. Ordem de Ação
O personagem com o maior resultado age primeiro, seguido pelo segundo maior, e assim por diante.
Caso dois personagens obtenham o mesmo resultado, a ordem é decidida pelo maior modificador de Destreza.
Se o empate persistir, os personagens rolam novamente para desempatar.

3. Entrada de Novos Combatentes
Se um personagem ou inimigo entra no combate após ele ter começado, ele rola 1D20 + Destreza normalmente.
No entanto, ele entra no final da fila de quem já estava agindo antes.

Exemplo:
O combate começa com Guerreiro (18), Arqueiro (15), Mago (12), Goblin (10), Orc (7).
No segundo turno, um segundo Orc surge e rola D20 + Destreza (total 16).
Mesmo com um resultado maior que o primeiro Orc, ele entra depois dele, ou seja, no final da ordem existente.

4. Exemplo Prático

Passo 1: Jogadores e Mestre Rolam os Dados
Guerreiro: rola D20 (14) + Destreza (+2) = 16
Ladino: rola D20 (12) + Destreza (+4) = 16
Mago: rola D20 (9) + Destreza (+1) = 10
Orc: rola D20 (8) + Destreza (+1) = 9

Passo 2: Definição da Ordem
1️⃣ Ladino (16) – Maior Destreza
2️⃣ Guerreiro (16) – Menor Destreza que o Ladino
3️⃣ Mago (10)
4️⃣ Orc (9)

Passo 3: Entrada de Novos Inimigos
Um segundo Orc surge no segundo turno e rola D20 (14) + Destreza (+1) = 15.
Apesar do resultado ser maior que o primeiro Orc, ele entra depois do primeiro Orc na ordem.
Nova Ordem:
1️⃣ Ladino (16)
2️⃣ Guerreiro (16)
3️⃣ Mago (10)
4️⃣ Orc 1 (9)
5️⃣ Orc 2 (15) (entrou depois, então age depois do Orc 1)

Esse sistema mantém a iniciativa dinâmica e justa, garantindo que novos participantes não alterem a sequência inicial de combate.