Esse sistema determina a altura que um personagem pode pular com base em sua Destreza e Classe, além de bônus e penalidades em combate dependendo da altura relativa entre atacante e alvo.

1. Altura do Pulo
- A altura do pulo é medida em blocos de 1 metro.
- Cada personagem possui um limite de altura baseado em sua Destreza e Classe.
- O personagem pode tentar pular verticalmente (para cima) ou horizontalmente (para frente), respeitando seu limite.
Tabela de Altura de Pulo
Destreza | Altura Máxima do Pulo (em metros) |
---|---|
1 a 10 | 1 metro |
11 a 20 | 2 metros |
21 a 30 | 3 metros |
30+ | 4 metros |
💡 Exemplo:
- Um Ladino com Destreza 14 pode pular até 2 metros (Sem considerar o modificador da classe).
- Um Guerreiro com Destreza 8 pode pular até 1 metros.
2. Vantagem de Altura no Combate
A altura influencia diretamente o ataque e a defesa. Para cada 1 metro de diferença entre atacante e alvo, um bônus ou penalidade de 15% é aplicado ao ataque.
- Se o atacante está mais alto que o alvo: +15% de dano por metro.
- Se o atacante está mais baixo que o alvo: -15% de dano por metro.
Ataques físicos tem o mesmo alcance na vertical quanto na horizontal.
Exemplo de Cálculo de Dano com Altura
Cenário 1 – Atacante no alto
- Um arqueiro está 3 metros acima de um inimigo.
- Seu ataque normal causaria 20 de dano.
- O bônus de altura é 15% por metro → 3 × 15% = 45%.
- O novo dano é 20 + 45% = 29 de dano.
Cenário 2 – Atacante em desvantagem
- Um guerreiro no chão ataca um inimigo 2 metros acima dele.
- Seu ataque normal causaria 30 de dano.
- A penalidade de altura é 15% por metro → 2 × 15% = 30%.
- O novo dano é 30 - 30% = 21 de dano.
Cenário 3 – Atacante não alcança inimigo mais alto ou mais baixo
- Um guerreiro no chão ataca um inimigo 2 metros acima dele.
- Seu ataque normal tem alcance de 1 metro.
- O inimigo está fora do alcance, a falha do ataque é crítica e tira 0 de dano.
3. Testes para Pulos Difíceis
- Para saltos no limite máximo de altura, o personagem deve passar em um teste de Destreza (D20 + modificador de Destreza). E deve tirar 12 ou mais.
- Se falhar, ele não atinge a altura desejada e pode cair.
- Pulos com apoio (como usar um muro para impulsionar) concedem bônus no teste de +2.
💡 Exemplo:
- Um guerreiro tenta saltar 2 metros, seu limite máximo.
- Ele rola D20 + Destreza e precisa atingir um resultado 12 ou mais para ter sucesso.
- Se falhar ele não sofre impacto na queda, pois está dentro do seu limite de alcance.
4. Impacto da Queda
Se um personagem cair de uma altura maior do que sua capacidade de pulo, ele recebe dano de queda.
- O dano base é de 1D6 por metro acima do limite de pulo.
- Caso caia sobre um terreno macio (como água ou feno), o dano pode ser reduzido ou anulado.
💡 Exemplo:
- Um mago com Destreza 10 pode pular 1 metros.
- Ele cai de 4 metros – ou seja, 3 metros acima de seu limite.
- O dano da queda será de 3D6.
5. Pulo na horizontal
Se um jogador deseja se movimentar na horizontal, mas existe um obstáculo como um barril à sua frete, ele pode efetuar um pulo na horizontal. Se, ele tiver capacidade de superar a altura do obstáculo ele vai se mover na horizontal dentro do seu limite de movimento, realizando o teste de pulo caso o obstáculo esteja na sua altura limite (ver tópico 3 deste), caso tenha sucesso ele vai se mover como se não houvesse obstáculo.
Esse sistema adiciona uma nova camada tática ao combate e à movimentação dos personagens.