Nesse sistema baseado em turnos, cada jogador tem duas ações disponíveis por rodada(turno):
- Mover-se – Define o deslocamento do personagem no campo de batalha.
- Agir – Representa qualquer ação ativa, como atacar, interagir ou usar itens.
1. Ação de Mover-se 🚶♂️
Essa ação representa o deslocamento do personagem dentro do cenário, seja em combate ou exploração.
- A distância percorrida é baseada em atributos como Agilidade e Destreza.
- Personagens mais ágeis podem se mover mais longe e desviar melhor de obstáculos.
- O tipo de terreno pode afetar a velocidade (exemplo: lama reduz movimento).
- Em combates, o deslocamento pode provocar ataques de oportunidade caso o personagem saia do alcance de um inimigo.
Tipos de Movimento:
- Caminhar: Movimento normal, sem penalidades.
- Correr: Aumenta a distância percorrida, mas pode exigir um teste de resistência.
- Pular/Esquivar: Pode permitir evitar ataques ou obstáculos, dependendo da Destreza.
2. Ação de Agir ⚔️🎭🎒
Depois de se mover, o jogador deve escolher como interagir com o ambiente ou com outros personagens.
Opções de Ação:
- Atacar: Golpear um inimigo com armas, magia ou ataques desarmados.
- Conversar/Persuadir: Tentar convencer, enganar ou intimidar NPCs.
- Usar um Item: Consumir uma poção, ativar um artefato, utilizar uma ferramenta.
- Preparar uma Defesa: Assumir uma postura defensiva para reduzir dano.
- Auxiliar um Aliado: Curar, levantar um companheiro caído ou oferecer suporte.
Regras Especiais:
- Algumas habilidades podem permitir trocar a ação de "mover-se" por uma segunda ação de "agir", como atacar duas vezes.
- Jogadores podem segurar sua ação para responder a um evento futuro (exemplo: "Se o inimigo se aproximar, eu ataco!").
Exemplo de Turno:
Rodada 1 – Guerreiro
1️⃣ Mover-se: O Guerreiro caminha 6 metros até o inimigo.
2️⃣ Agir: Ele ataca com sua espada.



Rodada 2 – Ladino
1️⃣ Mover-se: O Ladino se esconde atrás de um barril.
2️⃣ Agir: Ele usa sua besta para atirar em um inimigo à distância.


Rodada 3 – Mago
1️⃣ Mover-se: O Mago se reposiciona para ficar fora do alcance.
2️⃣ Agir: Ele lança uma bola de fogo.

