Sistema de Turnos – Movimento e Ação

Nesse sistema baseado em turnos, cada jogador tem duas ações disponíveis por rodada(turno):

  1. Mover-se – Define o deslocamento do personagem no campo de batalha.
  2. Agir – Representa qualquer ação ativa, como atacar, interagir ou usar itens.

1. Ação de Mover-se 🚶‍♂️

Essa ação representa o deslocamento do personagem dentro do cenário, seja em combate ou exploração.

  • A distância percorrida é baseada em atributos como Agilidade e Destreza.
  • Personagens mais ágeis podem se mover mais longe e desviar melhor de obstáculos.
  • O tipo de terreno pode afetar a velocidade (exemplo: lama reduz movimento).
  • Em combates, o deslocamento pode provocar ataques de oportunidade caso o personagem saia do alcance de um inimigo.

Tipos de Movimento:

  • Caminhar: Movimento normal, sem penalidades.
  • Correr: Aumenta a distância percorrida, mas pode exigir um teste de resistência.
  • Pular/Esquivar: Pode permitir evitar ataques ou obstáculos, dependendo da Destreza.

2. Ação de Agir ⚔️🎭🎒

Depois de se mover, o jogador deve escolher como interagir com o ambiente ou com outros personagens.

Opções de Ação:

  • Atacar: Golpear um inimigo com armas, magia ou ataques desarmados.
  • Conversar/Persuadir: Tentar convencer, enganar ou intimidar NPCs.
  • Usar um Item: Consumir uma poção, ativar um artefato, utilizar uma ferramenta.
  • Preparar uma Defesa: Assumir uma postura defensiva para reduzir dano.
  • Auxiliar um Aliado: Curar, levantar um companheiro caído ou oferecer suporte.

Regras Especiais:

  • Algumas habilidades podem permitir trocar a ação de "mover-se" por uma segunda ação de "agir", como atacar duas vezes.
  • Jogadores podem segurar sua ação para responder a um evento futuro (exemplo: "Se o inimigo se aproximar, eu ataco!").

Exemplo de Turno:

Rodada 1 – Guerreiro
1️⃣ Mover-se: O Guerreiro caminha 6 metros até o inimigo.
2️⃣ Agir: Ele ataca com sua espada.

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Rodada 2 – Ladino
1️⃣ Mover-se: O Ladino se esconde atrás de um barril.
2️⃣ Agir: Ele usa sua besta para atirar em um inimigo à distância.

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Rodada 3 – Mago
1️⃣ Mover-se: O Mago se reposiciona para ficar fora do alcance.
2️⃣ Agir: Ele lança uma bola de fogo.

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